Oscar, Vik Muniz e Banksy

Medusa Marinara (after Caravaggio), obra de Vik MunizEu tinha acabado de chegar da rua e liguei o micro do meu irmão. A timeline do Twitter já estava piando os primeiros pitacos e informações sobre os indicados ao Oscar.

Portais brasileiros com notícias cheias de erros. Vou então ao Oscar.com ver a lista completa. Lemos com atenção as indicações em todas as categorias, eu e meu irmão, e quando chega a de documentário, ele me avisa que “Waste Land” (que depois eu fui saber que se chamava em português “Lixo Extraordinário”) é um documentário brasileiro sobre nosso artista plástico mais conhecido no mercado internacional, Vik Muniz — que fez, aliás, a abertura da novela as 9 que acabou de terminar, “Passione”.

Vou imediatamente piar a informação para a timeline, deplorando que até aquela ocasião (quase meia hora depois do anúncio) os portais brasileiros ainda não tinham destacado isso em manchetes. E não é a primeira vez que acontece. A imprensa fica olhando só para o Oscar de filme estrangeiro e esquece às vezes das categorias de doc e animação, que já renderam indicações para brazucas.

Vi uma exposição-monstro de Vik Muniz no MASP, em 2009, totalmente encantado. Mas o Tiago avisou que o doc em si é fraco e que não está à altura do trabalho de Vik.

Grafite de Banksy

O que é  interessante é que o franco favorito ao Oscar de doc em longa metragem é obra de outro artista plástico instigante e pop ao mesmo tempo, Banksy, cujo “Exit Through the Gift Shop” eu estou doidinho pra ver. Pelo que sei, o filme subverte totalmente o gênero, pois havia um cineasta tentando documentar o misterioso Banksy (que não mostra o rosto), e este vira a mesa a passa a documentar o outro cineasta tentando encontrá-lo.

Não sei ainda como a história acaba, mas deu água na boca. Banksy faz arte contemporânea que não é chata, que não é hermética nem fácil demais, e que tem uma mensagem política que passa longe do panfletarismo.

Acho que todos já viram a abertura que ele fez para os Simpsons, não? Prova atualíssima de que o “suporte da obra de arte” já foi desta para melhor. Oremos!

Sobre Marcus Pessoa

Alguém em busca de mais vida offline.
Esse post foi publicado em Cinema. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Oscar, Vik Muniz e Banksy

  1. Marcelo Brito disse:

    Adorei a proposta do seu novo blog. Chega de multidões de pessoas virtuais querendo dar cada uma seu parecer sobre todos os temas de política internacional, esportes, cinema, TV, música do momento, e pior, dando o parecer sobre o parecer do mundo virtual sobre estes assuntos. E olha que eu achava ótimos seus textos sobre os assuntos mencionados.
    Eu mesmo prometi a mim mesmo não escrever muito sobre assuntos do momento, e mais sobre coisas que ando pesquisando e textos sobre assuntos mais acadêmicos que eu achei interessante.
    Agora, ninguém escapa dos vícios da bloglândia, mesmo querendo fugir deles. Por que viramos (me incluindo nessa) tão obsecados em discutir como a mídia brasileira cobriu determinado assunto? E escrever em blogs, twitter e facebook sobre… blogs, twitter e facebook?

    • Marcus Pessoa disse:

      O seu comentário resumo exatamente o que eu estava sentindo. Não falo mais sobre a mídia, a não ser para informar a timeline do Twitter de coisas excepcionalmente interessantes, como o fato de a Veja, por exemplo, estar considerando as revoluções no mundo árabe como uma “escalada de radicais islâmicos rumo ao poder” (sic).

      Mas esse blog vai continuar território livre desse tipo de coisa. E eu acho legal que os leitores a têm entendido bem e a apoiado, seja aqui na caixa de comentários, seja por mensagens no Twitter e Facebook.

      Estou lendo sempre o seu blog, Marcelo, só não tenho tido tempo para comentar.

  2. Isabella disse:

    Muniz continua sendo para mim uma lufada de ar fresco. Obrigada pela dica do doc, estou por fora..

Deixe um comentário

