O ódio que a esquerda tem à imprensa

Eu amo a imprensa. Fui jornalista por algumas semanas em 2008, mas não pude continuar. E me sinto muito mal com o ódio que a esquerda tem da imprensa dita “liberal”.

A imagem de cima é de The Morning Show, uma série maravilhosa da Apple que terminou há pouco a segunda temporada.

Então.

Ao contrário do que pensam as cabecinhas ideologizadas de hoje, a função da imprensa liberal não é… mentir para as pessoas 🤷‍♂️

O caráter de tribuna partidária ficou lá no século XIX. A imprensa se profissionalizou e se tornou uma gigantesca indústria baseada em publicar fatos, bem apurados e checados.

O viés que o jornal dá, a opinião que ele tem sobre o fato, ele também publica, mas é muito menos relevante que o fato em si, que precisa ser sólido.

A opinião dos outros eu dispenso, mas os fatos que a imprensa liberal publica são muito importantes para eu formar minha opinião.

Os fatos importantes eu não vou encontrar no site Conversa Afiada, no Brasil 247, no Diário do Centro do Mundo, em todo esse lixo petista travestido de “imprensa alternativa”.

Os fatos eu vou encontrar, sim, na Folha, no Estadão, no Globo, na BBC, no El País, que seguem os padrões de apuração e checagem consagrados no jornalismo norte americano do século XX.

Não estou dizendo que os jornais brasileiros são ótimos. Não. São muito deficientes.

Mas não publicam mentiras deliberadamente.

Às vezes fazem grandes merdas, publicam notícias erradas, não assumem o erro, mas daí a compará-los, por exemplo, com a máquina de mentiras dos partidos políticos (principalmente o Gabinete do Ódio de Bolsonaro) vai uma enorme distância.

Um amigo querido disse que eu estou “sendo informado pela direita”.

Não. Eu estou sendo informado pelo jornalismo profissional.

Alguns pequenos veículos de esquerda também fazem ótimo jornalismo profissional. Cito a Agência Pública, a Ponte, o Repórter Brasil e o Brasil de Fato, entre outros.

Eles têm muito mais a ver com a Folha e o Estadão do que com os pasquins de fake news petistas.

Eu citei The Morning Show porque nesse episódio 8 da segunda temporada, que eu vi hoje, tem uma cena maravilhosa mostrando todo o processo complexo de confirmar uma notícia importante antes de levá-la ao ar.

Esse cuidado os pasquins partidários nunca terão.

O que tiver de informação não confirmada circulando por aí, e que possa beneficiar o partido de preferência desse pasquim, ele publica.

Isso é só um pequeno exemplo de como a esquerda brasileira emburreceu muito nas últimas décadas.

Antes mesmo da queda do Muro de Berlim eu vi companheiros valorosos fazendo uma crítica radical (de esquerda) às ditaduras comunistas.

Tudo isso pra, em pleno 2021, ver gente defendendo Daniel Ortega e os crimes hediondos que ele está cometendo.

Pra mim já deu. Estou me retirando do debate político

A direita é exploradora, e a esquerda é burra.

Vou ler minha literatura, ver meus filmes, e nunca mais sair de casa pra votar.

Justificar o voto custa só 4 reais.

Publicado por

Marcus P

Don't believe the hype.

Deixe um comentário